top of page

Tour Raízes Africanas

  • Foto do escritor: jsgarrido5
    jsgarrido5
  • 19 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Salvador


Sobre o Passeio


O objetivo desta visita é percorrer os locais onde são encontrados traços mais marcantes das raízes africanas de Salvador. A atenção concentra-se especialmente no Largo do Pelourinho, nome que teve origem no tronco onde os escravos eram amarrados e açoitados e que se erguia na praça principal, em frente ao mercado central, ponto de venda dos negros trazidos da África. Hoje esta área tornou-se símbolo do movimento negro da Bahia.


Saída do hotel acompanhado de guia, em direção ao Centro Histórico. Parada na Praça da Sé, onde a visita é feita a pé. Passagem pelo Terreiro de Jesus, praça rodeada por casas com fachadas coloniais. Lá se encontra o prédio onde funcionava a antiga Faculdade de Medicina e hoje abriga três museus, dentre eles, o Museu Afro-brasileiro. Nesse museu, pode-se conhecer as origens africanas da cidade e ver os painéis em madeira representando os orixás, esculpidos por Carybé, o mais celebrado artista plástico de Salvador.


Em seguida, visita a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1832, 56 anos antes da abolição da escravatura no Brasil. A sociedade era formada, originalmente, por ex-escravos, com o objetivo de cooperar na libertação dos ainda cativos.


Caminhando pelas ladeiras do Centro Histórico, pode-se apreciar o conjunto arquitetônico formado por casas de dois ou três andares, com fachadas coloridas, erguidas nos séculos XVII e XVIII. Chega-se, então, ao Largo do Pelourinho, onde se visita a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos e negros livres, a partir do século XVIII e concluída um século depois.


Próxima à igreja, está localizada a Casa do Benin, casa que reúne a cultura afro-brasileira e do Benin, antigo Daomé, local de origem de grande número de escravos trazidos ao Brasil. Parada para almoço.


Pela tarde, oportunidade de visitar um dos projetos sócio-educativos que possuem sede no Pelourinho. Uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico permite, também, apreciar o trabalho de pintores, escultores e outros artistas plásticos, a maioria deles descendente de escravos negros, assim como é boa parte do povo que habita Salvador e que faz desta a cidade mais negra do Brasil. Visita ao Forte da Capoeira. No final do tour, retorno ao hotel.


*A Casa do Benin fecha aos sábados e domingos.



Duração do passeio:

O passeio tem aproximadamente a duração de 08 horas (com refeição).


Partidas e chegadas: Salvador (hotel ou aeroporto)


Dica: Evitar domingos e feriados prolongados.


Horário de início e término

Saída pela Manhã: início 09h00 término às 17h00 (com refeição)

Almoço: Incluso (Cozinha Típica Baiana)

 

Tour Grupo

Opção disponível para reserva a partir de 05 pessoas adultas;

  • Visitas/Atividades incluídas: Museu Afro-brasileiro, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Casa do Benin, Projeto Social, Forte da Capoeira.

  • Passeio (compartilhado) em grupo pequeno de até 15 pessoas.

*Almoço: incluso (Cozinha Típica Baiana)


Tour Privativo

  • Opção disponível para reserva a partir de 01 pessoa adulta;

  • Visitas/Atividades incluídas: Museu Afro-brasileiro, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Casa do Benin, Projeto Social, Forte da Capoeira.

  • Passeio em caráter privativo (exclusivo).

*Almoço: incluso (Cozinha Típica Baiana)

 

Entre em contato e reserve seu passeio:



Comments


bottom of page